Esse resultado do Paraguai consolida a exemplar prestação da América do Sul na copa da Africa do Sul. Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, e o próprio Paraguai fizeram até este jogo uma campanha de 6 vitórias e 2 empates. Considerando que faço essa análise na segunda feira de noite, temos mais duas vitórias (Brasil e Chile), o que melhora ainda mais essa estatística.
O melhor disso é que todas estas seleções conquistaram seus resultados com um futebol jogado para frente. Ainda que não podemos chamar de "ofensivo" como gostaríamos, é um jogo que busca mais o gol quando comparado à média das demais seleções do mundo.
O Paraguai, como destaca PVC, joga num 4-4-2 com 3 atacantes: Valdez, Roque Santa Cruz e Lucas Barrios. Eles se revezam na linha de frente, formando o que eu chamei de "carrossel paraguaio", tão paraguaio que um deles (Barrios) é falsificado! Mas que constrói chances e tem poder de concretizá-las.
Como nem tudo é perfeito, o futebol é jogado para frente, até que o resultado é construído. Tanto que o volante defensivo Vera é quem abre o placar. Mas a partir daí, os guaranis se concentraram na defesa saindo em contra-ataque com sua dupla de 3 atacantes.
No segundo tempo, a Eslováquia até tentou esboçar uma reação. Mas seu principal representante, o napolitano Hamsik ficou em Napoli comendo pizza, não veio para a copa. Teve outra atuação decepcionante, e sem seu melhor jogador, não tem como reagir.
No final, a persistência paraguaia foi premiada com outro gol de volante, quando Riveros pegou uma sobra fora da área e guardou.
Um empate poe o Paraguai nas oitavas. Eu acho que passa inclusive em primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário