Agora, o que eu não esperava era a repercussão desse jogo.
Já de manha, no saguão do hotel, vejo o USA Today, famoso jornal daqui, e a matéria de maior destaque no centro da capa é sobre o jogo.
Quando chego no escritorio, sou recebido por um típico americano do interior, que só conhece baseball e homeruns, que me diz: "futebol é seu esporte, não? Viu que belo vitória tivemos ontem?Não entendo muito, mas sei que foi bonita."
Depois, vem o chefe dele, um cara com posição razoável na companhia, me cumprimenta e diz: "Desculpe-me, não posso deixar de ressaltar, que que aconteceu com o Brasil ontem? Nossa vitória foi fantástica."
Desacreditei. vim para os EUA achando que a última coisa que iria me acontecer é americano me zoar por causa de futebol. É o cúmulo do azar.
Passado o dia de trabalho, volto pro hotel e ligo na ESPN. Só se fala nesse jogo. Ontem aconteceu inclusive um fato importante no baseball: Derek Jeter, famosos bad boy do New York Yankees, alcançou a marca de 3 mil rebatidas com um home run, aquela rebatida pra fora do campo. Mas todos os jornais da emissora e todas as enquetes online diziam que o principal fato do fim de semana tinha sido o futebol feminino. Naquelas votações que americano adora, Hope Solo aparecia como personalidade esportiva da semana, seguida por Abby Wambach (a que fez o gol de empate) e só depois por Derek Jeter.
Pra quem vê ESPN com certa frequência, sabe que tem um monte de vinhetas que ficam passando na programação, cm o TOP 10 de algum tema. Bom, ontem já tinham atualizado o TOP 10 dos momentos mais dramáticos da história do esporte americano, e o gol de Wambach foi colocado no 5 lugar (começa no minuto 1:42);
Pra completar, esse semana terá o All Star Game de Baseball, com eventos a semana toda. O de segunda feira é o campeonato de rebatidas. Chegaram a jogar bolas de futebol para serem rebatidas com o pé, e chamaram jogadores da seleção americana masculina pra rebater no campeonato.
Definitivamente, a euforia aqui é algo que eu nunca imaginaria. Mas serviu pra ver que até eles aqui estão se rendendo à paixão que o futebol pode causar.
foto: eu mesmo