![]() |
Photo by Justin Setterfield |
A foto desse gol do Richarlison vai ser capa em centenas de sites de jornal. Vai ser publicada em milhões de stories, reels, tiktoks. E já virou figurinha do WhatsApp.
Mas mais do que isso, ficou pra história das copas. Como falado por Juca Kfouri e demais integrantes no podcast Posse de Bola da UOL , hoje presenciamos a melhor estreia do Brasil em copas desde 70. Ou seja, a melhor estreia vista por duas gerações de brasileiros.
Primeiro tempo bem truncado, com Neymar chamando a responsabilidade, mas com o time criando bem pouco. Vini Jr pegou na bola e também tentou, mas de resultados mesmo, só gritos do Galvão Bueno pela expectativa mesmo.
No segundo tempo, outra intensidade. Disse o Tite na coletiva pós jogo que no intervalo corrigiu a posicionamento do Paquetá. Eu vi também uma mudança de postura do time. Mais posse de bola, mais jogadas verticais pelos lados, sem passes de lado. Numa jogada individual do Neymar pelo lado, Vini Jr conclui, goleiro espalma no pés do Pombo que põe na rede.
Dez minutos depois, em nova jogada pelo mesmo lado esquerdo, Vini Jr cruza e vem essa pintura da foto. Mandou pro espaço qualquer tipo de maldição da camisa 9 que pudesse existir.
Acho que o principal motivo dessa estreia tão dominante foi que demos o devido valor ao adversário. Há 7 meses estamos preocupados com a Sérvia. Muitos dizem que no papel era o adversário mais difícil que os grandes favoritos iriam enfrentar. E tratamos eles assim. Diferentemente de Argentina e Alemanha.
No fim das contas a Sérvia até teve alguma posse nos terços finais de cada tempo. Só que uma atuação super concentrada da zaga, e um Casemiro desfilando de smoking com a imponência de um Lorde inglês na cabeça de área não permitiram nenhum susto.
Richarlison mereceu. Por todo carisma que ele tem, pela história de vida que ele não deixa de lembrar sempre, por todo posicionamento que ele teve quando precisava. Ah, e um extra por ser lá de Nova Venécia, representar o povo capixaba, que eu pessoalmente tenho um carinho especial
Mas tivemos um lado negativo do jogo também. Neymar, o jogador que mais recebeu faltas em toda primeira rodada até aqui, saiu machucado, chorou no banco, apareceu mancando na saída, e preocupa. É um tornozelo com crises recorrentes. Fica a tensão para os próximos dias. Mas felizmente, temos a primeira seleção sem "Neymar-dependência"dos últimos 8 anos. Ta claro que teremos um roteiro digno de boas séries para os próximos dias.