O peixe renasceu na libertadores
Graças, obviamente, a ele: Paulo Henrique Ganso
Já há algum tempo tenho ensaiado um post sobre ele. A recuperação da cirurgia, depois os diversos entreveiros relacionados à renovoção ou não do contrato, da ida ou não pro Corinthians, e tudo o que cerca essas situações, não seriam um motivo digno para citar o jogador.
Quero falar do seu futebol, e hoje tenho oportunidade de fazer isso.
Ontem o time do Santos entrou com "sangue nos olhos", e isso foi claro. Os gols que o time marcou foram fruto do futebol ideal de todo cronista esportivo: criou jogadas pelo chão, explorou a velocidade, tocou muito a bola e dominou o meio de campo. Os laterais apoiaram bem, Arouca foi o classico volante que sai pro jogo, o Ataque correu bastante, e uma estrela regeu tudo isso com maestria.
O chute de Danilo do meio do campo foi sensacional, e a correria do Maikon Leite produziu o resultado que tanto se espera desse tipo de jogador.
Mas certamente o melhor em campo foi ele, P.H. Ganso. Ainda que nas jogadas dos gols, a participação dele tenha sido na roubada de bola, ele desequilibrou a partida. Deu passes para os jogadores de frente (destaque para o passe para o Jonathan naquela linda jogada no primeiro tempo), deu chapéu, roubou bolas e ainda tentou uma cavadinha no final do jogo, que por azar o goleiro pegou.
É certamente um jogador diferenciado, não existe a menor sombra de dúvida. Tem uma visão de jogo incrível, incomum para um jogador normal. É realmente um novo Zidane, com uma pitada de Raí e uns lampejos de Van Basten.
Apesar de todos os problemas administrativos, joga todo jogo pelo Santos com todo o emapenho e vontade. Isso também é de se destacar e admirar.
Não tenho medo de dizer que, se seus joelhos deixarem, ele será o melhor jogador do mundo. E será lembrado jogando com a 10 pela seleção brasileira, em terceiro lugar, logo abaixo de Pelé e Zico.
Com ele no comando, Neymar na frente e Muricy no banco, o Santos terá um grande ano pela frente. Por esse e outros motivos, o campeonato Brasileiro deste ano está se configurando como o melhor de todos os tempos.
PS: Para quem quiser ler um post muito bom sobre a futura ou não transferência do Ganso, recomendo este, de André Kfouri: " O PHGate"
Foto: Uol Esporte