quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um jogo, um técnico e um time que entrarão pra história.


Sorte de quem viu!

E azar de quem na mesma hora resolveu visitar a tia, cortar cabelo, fazer curso
de sommelier ou ir no supermercado.

O jogo que tivemos no sábado foi realmente fantástico, e vai entrar para história do futebol. O Barça mostrou que é realmente o campeão dos campeões. Xavi e Iniesta dominaram as ações no meio no primeiro tempo. E dominaram dando apenas 2 toques na bola. Tenho que ressaltar que o único jogador que pode dar mais de 3 toques na bola é o Messi, quando arranca em direção ao gol. Isso dá velocidade ao jogo.

O gol de Pedro foi 70% do Xavi, porque aquele passe foi muito bem feito e nada trivial. Rooney achou o gol na insistência, e tb graças à inteligência do velho Giggs e não bater e passar dentro da pequena área. Aí a pulga argentina mostrou pra que veio, fez o gol dele e passou pro gol maravilhoso de Villa. Vitória maíuscula e incontestável. E a comemoração do Messi ajoelhado no 3 gol mostra o astral do time.


Queria dar um destaque aqui também para o Guardiola, maestro de tudo aquilo. Na entrevista coletiva às vesperas da partida, ele foi indagado se esse barça era o melhor de todos os tempos. Ele citou 3 times que foram grandes e históricos: O Real Madrid de Di Stefano, o Milan de Van Basten e o Santos de Pelé. A primeira vista soa estranho para nós um europeu falando de times brasileiros, ainda que seja o time de Pelé.

Mas ele entende de futebol, pois teve bons mestres. Ele soube aonde buscar conhecimento. E a influência brasileira veio fim da carreira, quando ele jogou duas temporadas no Al Ahli Qatar, e lá seu teçnico era o Pepe. Escutei uma entrevista ontem dele falando na Estadão ESPN, e foi interessante as suas colocações dizendo que o Guardiola nas horas vagas sentava para conversar
e perguntava sobre aquele histórico time do Santos. E o curioso era que não somente queria saber o quão sobrenatural era Pelé, mas se interessava mesmo pela função na equipe do Clodoaldo, Dorval e Megálvio. Aqui já se podia perceber a visão diferenciada que o cara tem.

E ele mostrou isso pra todo mundo.

Sobre os relatos da mídia,obviamente todo comentarista do mundo do futebol falou desse jogo. Destaco aqui o post de André Kfouri. Muito sintetico, bem colocado e com um carga legal de emoção do autor.

Parabéns ao Barça! Parabéns a todos nós que vimos este time jogar e teremos histórias pra contar pra nossos netos.

Termino com a imagem mais impressionante do jogo. Não tenho nem palavras pra descrever.



Fotos: uefa.com e notasdefutbol.com