sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vamos descobrir quem é o Campeão dos Campeões?

Amanhã.

O jogo de futebol mais assistido no mundo em 2011 será amanhã. Como este ano não temos copa do mundo nem copa das confederações, nenhum outro jogo vai atrair tanto público quanto este.

E sem contar que as duas equipes que entram em
campo em Wembley tem atrativos suficientes para fazer deste jogo melhor que a final de uma copa do mundo de seleções.

O palco por si só já é mais que especi
al. Wembley Stadium, como se chama oficialmente. Dispensa apresentações. Vale somente comentar que foi aqui que tanto o Manchester, em 1968, quanto o Barcelona, em 1992, venceram a Champions League pela primeira vez. Isso deixa mais especial um palco que já é especial.


Começo falando pel
o time do momento. A única expressão que encontrei para definir o Barça que chega aqui é time perfeito da história do futebol. Tem o melhor jogador do mundo, um dos melhores m
eios-de-campo do mundo, possui 21 jogadores em seu plantel que foram formados nas categorias de base do clube, seu técnico foi um grande ídolo como jogador. Este time é modelo de como se joga futebol moderno, a melhor equipe que desfilou em um campo de futebol depois da Seleção Brasileira de 82.


Os comentaristas estão procurando algum fator interno que pudesse atrapalhar, pois todo time tem um problema na defesa, um desfalque, uma insegurança. E o máximo que conseguiram foi "o cansaço", conforme relata PVC. Como se faz pra contestar um time desses?

Vale lembrar que ainda por cima, na semifinal o Barça derrotou seu maior rival, o Real Madrid, depois daqueles 4 embates históricos do mês passado. O Real até levou a melhor em um jogo, mas só depois de muita prorrogação, e por 1 a 0. O time catalão demonstrou toda sua superioridade, vencendo inclusive na casa do adversário.


E o Barcelona tem Messi. O argentino é de uma inteligência incrível com a bola nos pés, tem uma habilidade para se movimentar no espaço curto e suas arrancada são sempre efetivas. É uma estrela, e figurará com um dos melhores de todos os tempos. Ele pode ganhar a partida sozinho.

Mas e o Manchester, será mero coadjuvante? Certamente não. E o principal rótulo que este time tem é de "único time que pode parar o Barcelona". Essa credencial já melhora e muito a qualidade do jogo que teremos amanhã.

Rooney vem como astro principal da equipe, ainda que muito aquém de Lionel Messi. Mas o que mais impressiona neste time é a força de conjunto que ele criou com peças desconhecidas: O'Shea, Vidic, Fabio, Rafael, Park, Valencia e a principal surpresa do futebol europeu essa temporada, Chicharito Hernandez. O mexicano é uma arma veloz, que pode surpreender a zaga do Barça que não é muito rápida. Tudo isso cadenciado por Ryan Giggs, que como bom bretão prova o lema do whisky, mostrando que quanto mais velho, muito melhor.

Mas certamente a principal atração é Sir Alex Ferguson, há 25 anos técnico do
Manchester. E pensar que ele levou 3 anos pra ganhar o primeiro título e 7 pra ganhar o primeiro
campeonato inglês. Monta times como ninguém e tem capacidade para descobrir talentos que ninguém apostaria. Giggs, os dois Neville, Beckham, Scholes, Cristiano Ronaldo, Rooney, todos estes explodiram na mão do Sir.
Pena que no Brasil não se dá tal valor a um treinador. Pra ser sincero, acho que em nenhum outro lugar do mundo.

A mídia brasileira está fazendo uma ampla cobertura do evento. A Globo, que agora resolveu investir, fez várias matérias no Globo Esporte, e também no Jornal Nacional e Jornal da Globo. E podem ser encontrados no globoesporte.com, seção de vídeos.
A Band sempre vem com destaque para o torneio, por fazer parte de sua grade o ano todo. Destaque para os comentário de Mauro Beting, que alé de fazr parte da emissora escreve para o Lance, outro que está fazendo um cobertura de primeira do evento.

Aliás, Mauro Beting blogou estes dias um post fantástico, falando de uma entrevista sua com o colega André Rocha sobre final Barça e Manchester, mas a de 2009. Vale a pena dar uma olhada, é engraçado, pq muito se aplica ao jogo deste ano. Mas o duelo Messi x Cristiano Ronaldo, que aconteceu naquela oportunidade, agora não acontecerá mais.

Mas o principal destaque positivo vai mesmo para a ESPN. Muita gente in loco, com comentários e pitacos que valem a pena ser conferidos. Se vc tem um tempinho até a vespera do jogo, de uma passada nos blog de PVC, Mauro Cezar Pereira, Andre Plihal, José Trajano, Conrado Giulietti.

Lanço aqui as escalações que o PVC publicou nessa sexta:

Valdes; Daniel Alves, Pique, Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro, Villa, Messi
Van der Sar; Fabio, Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick, Giggs, Park, Valencia; Rooney e Chicharito Hernandez.

Bom,termino dizendo que meu palpite é que vai dar Barça, 2x1 no tempo normal, sendo que vai abrir 2x0. Messi e Iniesta marcam pro Barça, Chicharito pro Manchester.

Se der tempo, deixe seu palpite aí também.

Fotos: uefa.com