sábado, 19 de junho de 2010

Dia #8 - Alemanha 0 x 1 Sérvia - Cartão amarelo!


Podem falar que foi culpa do salto alto, ou da falta de pontaria, ou ainda do Klose. Mas na minha opinião, foi culpa do juiz.
O espanhol Alberto Undiano aplicou desde o começo do jogo um critério muito duro, bastante questionável, aparentemete por medo do futebol truculento que os sérvios e os germânicos pudessem vir a praticar. Aos 37 minutos do primeiro tempo, ele levantava o cartão pela 6a. vez, algo que pode até ser visto aqui em campos tupiniquins, mas lá fora é muito difícil. O problema é que esse era o 2o. cartão do atacante Miroslav Klose, e ele acabou indo para o chuveiro mais cedo.

O time da Sérvia, pressionado por ter perdido a primeira partida, tinha uma postura ofensiva mesmo antes da expulsão. Teve chances reais com chutes de fora da área e uma falta cobrada por Kolarov. É uma equipe que no papel tem qualidade e experiência. E soube colocar isso em prática quando teve a vantagem numérica: um cruzamento na área encontrou o grandalhão Zigic (2,02 m de altura), e ele inteligentemente escorou para o meio, encontrando Jovanovic. Este, na entrada da área pequena, dominou e num bonito voleio tirou a Jabulani do goleiro. Isso tudo, 1 minuto após a expulsão.

Um balde de água fria no planos alemães. Mas ainda assim praticavam o futebol melhor, e quem diria, mais ofensivo. Porém Ozil e Muller, grandes destaques da primeira partida, corriema bastante, mas não criavam nada de espetacular, como. E Podolski demonstra bastante vontade, principalmente no início do segundo tempo. Impressionante, nem parecia que a Alemanha tinha uma a menos. Khedira acertou um balaço no travessão.

Aos 15 minutos, a zaga da Sérvia apronta mais uma. Vidic, que Vitor Birner diz ser um dos melhores zagueiros do mundo, sobe para dar um outro tapa na bola dentro da área. Será queé alguma tradição Sérvia? Kuzmanovic no primeiro jogo, agora outra vez. Não da para entender.

Podolski chamou a responsabilidade para si e colocou a Jabulani na cal. Mas bateu muito mal e Stojkovic pegou. Mais uma amarelada na carreira do atacante. Ele foi muito criticado após a final da Euro 2008 por sumir na hora decisiva. Agora, outra vez não decidiu. Me lembra muito Djalminha.

Cacau entrou para dar mais velocidade, e no final também Mario Gomez para o "tudo ou nada". Mas a grande favorita da primeira rodada caiu. Coisas de Copa do mundo. Coisa do Futebol.

A Alemanha ficou procurando um vilão, como podemos ver nessas declarações de Joachim Low publicadas na revista trivela. Mas a retranca Sérvia foi bem feita, executaram bem a proposta deles.

Foi a primeira derrota da Alemanha na primeira fase desde 1986, quando forma vencidos pela Dinamáquina por 2 x 0.

Um comentário:

  1. O Podolski deve ter assistido as 2 partidas de corinthians x palmeiras (libertadore 99 e 00): uma lição de como perder pênaltis em momentos decisivos de competições importantes

    ResponderExcluir