sábado, 19 de junho de 2010

Dia #8 - Estados Unidos 2 x 2 Eslovênia - Meteram a mão nos yankees, sorte dos fumantes!

Quem achava que ia ser chato, se enganou. EUA e Eslovênia fizeram um jogo muito bom, e cada seleção ganhou cada tempo de 2x0, pelo menos oficialmente.

A Eslovênia estava bem postada na defesa, pronta para o contra ataque. O primeiro gol saiu de um chute forte e muito bonito de fora da área de Birsa. O time norte-americano estava muito desorganizado, tentando jogadas de ataque pouco efetivas. Brecko era o melhor em campo, devido principalmente às ações defensivas.

No fim do primeiro tempo, parecia que as esperanças americanas iam por água abaixo mesmo. O time da ex-Iugoslávia encaixou um ótimo contra-ataque que culminou no gol de Ljubijankic (eita nome difícil!). As equipes desceram aos vestiários com os eslovenos sentindo que a fatura estava liquidada.

Mas Bob Bradley definitivamente não trouxe este time para passear. Certamente este é o melhor escrete que os EUA já trouxeram para Copas do Mundo, e com melhor histórico. Landon Donovan é um jogador de alto nível, tem capacidade de desequilibrar. E o fez logo de cara no segundo tempo. Aos dois minutos, escapou pela direita em velocidade, invadiu a área, e chutou forte, deixando o goleiro visivelmente com medo da Jabulani. Guardadas as devidas proporções, me lembrou bastante Van Basten nos tempos áureos de Milan.

Esse foi o ingrediente fundamental para inflar todo o time com um sentimento de Obama: "Yes, We Can!". Abusando do estilo anglo-muricytico de cruzamentos na área, o volume de ataque era quase que exclusivamente yankee. Donovan estava inspiradíssimo, criava lances para seu ataque, mas a inexperiência pesava na hora da conclusão. Os poucos lances eslovenos paravam facilmente nas mãos de Howard. A situação era dramática, pois esta derrota deixava o time 90% fora da copa.

Foi então que, no melhor estilo hollywoodiano, em lance que nasce em lançamento de Donovan, Altidore põe no meio da área e Michael Bradley, filho do técnico, chuta de bico e empata a partida aos 37'.

A partida toma ares dramáticos para os eslovenos. Seu técnico não sabe como parar a pressão norte-americana. E esta pressão dá resultado: Donovan, mais um vez, cruza uma falta na área, e após a Jabulani atravessar o bolo de jogadores dos dois times, Edu aparece para concluir para as redes. Mas o juiz do Mali invalida o gol, marcando não se sabe o que.

Foram inúmeras reclamações, e com razão na minha opinião. Se aconteceu alguma coisa, foi pênalti! Interessante como é a cabeça da imprensa americana. Lendo a coluna de Peter King hoje, ele não foca só em fazer duras críticas ao juiz. Julga muito seu despreparo. O que ele faz e escrever toda uma coluna criticando a FIFA, dizendo que queria fazer um reclamação formal pelo lance inexplicado. Deve ser assim que eles agem lá, vão direto na NFL, NBA e MLB para criticar, e provavelmente da resultado.

Vale bastante a pena ler a coluna deste cara, recomendo. E o twitter dele durante o jogo também é bastante movimentado, no estilo torcedor. Inclusive ele colocou o endereço da FIFA (postal mesmo), convidando todo mundo a reclamar.

Para acabar esse post (que ficou longo), duas coisas:
No segundo tempo, visivelmente seus jogadores estão cansados e defendem no sufoco. Segundo Junior, que está na Africa pela Globo e ficou no mesmo hotel dos eslovenos, é porque eles fumam descontroladamente.

E as manifestaçes dos jogadres americano logo após a partida:
Maurice Edu (@mauriceedu), Jozy Altidore (@jozyaltidore17), Stuart Holden (@stuholden22) e Landon Donovan (@landondonovan). Posto aqui inclusive a mensagem que ele deixou no perfil dele no Facebook:

Wow, where to start. Such an emotional roller coaster today. I couldn't be prouder of our guys and how hard we worked to deservedly win the game. Unfortunately soccer can be cruel sometimes. Thanks again to all the US support, it is so inspiring. See you Wednesday night

3 comentários:

  1. Mas fala a verdade, nada nesse jogo foi mais divertido que a pisada de bola do Dempsey ao fim do jogo e caindo de cara no gramado e ainda por cima quebrando o tornozelo do esloveno... BIG FAIL!!!!

    Para quem não viu: www.youtube.com/watch?v=CUO9LmMvloo

    ResponderExcluir
  2. Incrível que a audiência dos jogos dos Estados Unidos na Copa está maior que a audiência das finais da NBA. E estou falando da audiência lá no país deles. O futebol realmente pegou lá.

    ResponderExcluir
  3. Mais da metade dos americanos pediram "Challenge" no gol anulado ...

    ResponderExcluir