
Finalmente, um jogo com cara de Copa do Mundo. Em interpretação livre da frase acima, hoje nos deram um pouco da magia que faltava!
A Alemanha veio cercada de muita desconfiança. O time já não convence a torcida e a mídia do seu país desde a derrota na final da Euro 2008 pra Espanha. Na preparação, derrota para Argentina em plena Munique azedou de vez o ambiente.
O corte de Ballack (e de seu substituto) às portas da competição foi um baque ainda maior. Joachim Low é um bom técnico, tem bom comando tático, mas parece que não conseguia dar brilho pro time. Klose, considerada maior esperança de gols, foi muito contestado na última semana de preparação, e dizia-se que ficaria no banco dando espaço para o brasileiro Cacau.
A Austrália vinha numa crescente. O desempenho na Copa passada, somado ao excelente domínio nas eliminatórias asiáticas, davam uma boa expressão. O técnico Holandês tentava dar uma cara de futebol no chão, e para os adversários até então tinha dado bastante certo.
Demorou um pouco pra engrenar, a Austrália até começou bem, mas logo se viu uma Alemanha totalmente diferente dos prognósticos. Muita força ofensiva, um time que não dava espaço para a Austrália respirar. Low explorou muito bem a mescla entre experiência e juventude do time. Como Paulo Vinícius Coelho postou logo no iníciou do jogo, a média de idade era de 24,7 anos, e 6 jogadores tinham experiência em mundiais.
Uma figurinha quem ninguém deu muito valor no álbum, (mais precisamente a 272, logo abaixo do Ballack) foi a grande sensação do jogo: Mesuit Ozil. O garoto de 21 anos, de origem turca, deu uma movimentação fantástica ao ataque e era a principal fonte de perigo
E numa jogada muito bem trabalhada, o polonês Podolski recebeu no bico da grande área e chutou uma bordoada pra dentro do gol!Tão falando que ele se usou do poder sobrenatural da Jabulani pra marcar.
Seja como for, era merecido. A movimentação não parava. Foi então que o capitão Lahm cruzou de longe, na medida para o centroavante germanico-polonês Klose marcar de cabeça. So que as contestações sobre ele não cessaram, como podemo conferir com Vito de Palma, da ESPN Deportes na Argentina.
A continuação da partida foi na mesma toada. O técnico dos Socceroos, que é holandês, tentou mudar no intervalo para ver se dava outra cara para seu time, mas não conseguiu. logo no começo da segunda etapa, um possível pênalti não marcado contra os gêrmanicos deixou o time australiano nervoso, e consequentemente mais violento. Até que Tim Cahill (o atacante camisa 4!!!), o melhor aussie em campo, foi expulso por uma entrada por trás, com vermelho direto. Se 11 contra 11 já tava fácil, com um a mais ficou baba.
Numa linda jogada, outro jovem valor de 20 anos chamado Muller (esse originalmente alemão) fez um golaço. E já no fim, veio o primeiro toque de futebol brasileiro em solo africano: Cacau, que havia entrado pouco antes no lugar do Klose, recebe do melhor em campo Özil, e da praticamente seu primeiro toque na bola para empurrá-la pro gol. Tava selada a goleada alemã!
Reproduzo abaixo uma análise publicada pelo PVC, mostrando a movimentação da bola entre os jogadores alemães. Maior o traço, mais passes entre eles são feitos. Interessante ver a depenência das subidas do Lahm (o 16). A matéria inteira pode ser lida aqui.

Fantástico perceber a mistura de raças que compõem esse time da Alemanha. Como destacou o Alex, um turco, dois poloneses e um brasileiro deram número para o grande desempenho do time. Vale lembrar que Podolski, Klose e inclusive Cacau foram para time alemãe ainda nas categorias de base, e só jogaram profissionalmente por times alemães. Cacau teve uma rápida passagem pelo Nacional da Barra funda nos juniores antes de ir para o Nuremberg, levado pelo Paulo Rink
E esse Özil, hein! Realmente o cara é muito bom. E é o personagem do dia, pois virou rapidinho trending topics na mão do Tiago Leifert uma comparação do Kibe Loco dele com o Freddy Mercury Prateado, do Panico. Eu não achei muito não, mas, virou buzz...
Fala Bologna!
ResponderExcluirBem legal o blog! Parabens, e tomara que logo vc comece a ficar rico com publicidade.
Abraços.