terça-feira, 15 de junho de 2010

Dia #5 - Portugal 0 x 0 Costa do Marfim - Bom para o Brasil

Grande expectativa para o embate entre Cristiano Ronaldo e Drogba. O segundo, causa furor ainda maior, por ser considerado o principal jogador do Continente da Copa, e pela contusão de uma semana atrás.

Cristiano não marca pela seleção há dois anos, e isso se refletiu na dificuldade de classificação para a copa: só chegaram após a repescagem contra a Bosnia. Mas o time tem outros valores, como Simão Sabrosa, Deco, Ricardo Carvalho, Liedson e Pepe. É vista como segunda força do grupo.

A Costa do Marfim, além de Drogba, tem os Toure's, Gervinho, Kalou, Eboue. Esses coadjuvantes tem o mesmo potencial dos coadjuvantes portugues. Enfim, no papel, são times bem parecidos.

Para o jogo, existia a expectativa grande pela presença de Drogba. Certamente a recuperação dele já é espetacular, mas para mim sair jogando era muito. Uma intervenção, mesmo óssea, exige muito repouso do corpo do atleta, por isso achei que dificilmente ele viria para o campo.

No final, ficou no meio termo, com o astro Africano no banco e Gervinho no time titular. Só pra esclarecer Esse cara tem esse nome pois seu técnico nas categorias de base era brasileiro. Não é filho de brasileiro com tem gente que achava.

E o jogo, bem, o jogo.
Se somou aos demais jogos dessa copa do mundo. Muito truncado, poucas chances, muita disputa física. Cristiano teve um comportamento parecido com Messi no jogo da Argentina. Chamou o jogo para si, não teve uma atuação brilhante, mas jogou bem sim,e foi o melhor em campo. O lance de maior destaque foi um chutaço de fora da área na trave direita, depois de jogada linda. Pelos africanos, Gervinho tentou algumas jogadas pelas pontas, sem muito perigo.

Drogba entrou aos 21 do segundo tempo, e pouco tocou na bola. Mas a partir dos 35 minutos do seundo tempo, uma blitz africana tentava o gol a qualquer custo. Foram 13 minutos no campo de defesa português, tentando por baixo e por cima. Num lance, quase gol de Drogba. Como bem disse Juca Kfouri, quase uma consagração. Mas não foi.

E o jogo ficou no 0 x 0, colaborando para a pior média de gols em todas as copas até aqui.

No fim, vimos dois times com a cara dessa Copa. Times truncados, fechados, que tentam o domínio no meio com poucas jogadas de ataquea. Pela análise do PVC, é a Costa do Marfim que vai dar mais trabalho pro Brasil. Benjamin Back vai na mesma linha.

Sobre o jogo, queria comentar um fenômeno causado pelo jogo: a expressão "Christiano Ronaldo" chegou ao Trending Topics mundial. De se esperar, se não estivesse grafada erada. Mas, como disse no post sobre "Cala Boca Galvao", se a espressão chegar lá, a bola de neve se encarrega de mantê-la no topo.
E tem mais: enquanto escreve este post, percebo que o aplicativo que mostra os TTs na pagina do twitter saiu do ar. Se depender do jogo do Brasil, bem capaz que não volte mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário