domingo, 27 de junho de 2010

Dia #14 - Grupo F - Paraguai, Eslováquia e a Culpa italiana


Nesse grupo, não convém falar explicitamente dos jogos. O resultado final é mais importante. Então, vou começar pelo fim, tentando explicar

A desclassificação da Itália foi uma grande vergonha para o futebol italiano. Não é uma novidade, pois a Itália já caiu na primeira fase em outras 5 vezes (as outras foram em 50, 54, 62, 66,74, conforme cita PVC). De quem é a culpa disso? O diário Tuttosport.com, 5 minutos após o fim do jogo, colocou no ar apenas a foto acima, do técnico Marcello Lippi com escrito em cima "COLPA TUA" (culpa tua). Na coletiva pós-jogo, ele mesmo quis assumir toda essa culpa.

O que ele fez? Apostou demais em Simone Pepe, jogador limitado, e que depende de outros jogadores para render, e não tem frieza para decidir, como vimos no último lance da partida. Consequentemente, demorou para encontrar o ataque ideal, dentre as peças que tinha. Só nos últimos 15 minutos de um jogo em que já perdia por 2x0 apostou em Di Natale e Quagliarella ao invés do fraco Iaquinta e da eterna promessa Gilardino. A resposta foram os 3 (1 anulado) gols em 10 minutos, todos resultados de bonitas jogadas, além da bola salva em cima da linha pelo zagueiro eslovaco.

O meio, sem Pirlo (a entrada dele foi um ato de desespero apenas), sofreu com muita aposta no fraco Camoranesi e um De Rossi, que é bom mas pensa que é muito melhor, tanto que cometeu o erro bobo e crucial que resultou no primeiro gol eslovaco. Gattuso, por mais história que tenha, não era jogador para essa copa, já sente muito a idade.

A defesa, sempre o grande ponto forte italiano, tinha uma falha estrutural chamada Fabio Cannavaro. Um jogador de quase 37 anos já deu o que tinha que dar numa Copa. Já foi o melhor do mundo, ainda que em escolha duvidosa. A Itália sofreu 5 gols no torneio, e os 3 principais foram culpa dele: contra o Paraguai, contra a Nova Zelândia e o terceiro gol contra a Eslováquia, quando o time ganhava moral e conseguia mais volume de jogo. E ainda foi num lance besta, de lateral. Inadmissível. Chiellini até tentava compensar, ainda terá uma sobrevida vestindo a azzurra. Zambrotta não merece ser comentado.

E no gol, o tal do Marchetti, não teve culpa de ser convocado e do Buffon dar mal jeito na coluna, que aliás é típico sintoma da idade.

Enfim, Lippi não colocou em campo o melhor time disponível. Confiou demais na sua base campeã mundial, que já não era um time fantástico. Indo mais para trás, convocou mal, mas não como Dunga, explorando um time trabalhado e construído. Quis levar aqueles que estiveram com ele na Alemanha. Para isso, deixou em casa talentos de grande destaque nos últimos campeonatos italianos, como Boriello, os jovens Giuseppe Rossi e Balotelli, e o badboy Cassano, que é melhor do que qualquer um que ele chamou. E é triste saber ele só não vai por birra antiga entre eles.

Enfim, foram sucessivos erros de Lippi. Mas indo ainda um pouquinho mais para trás ainda, errou quem colocou o Lippi lá. Depois de 2006, ele pediu demissão como estrela e tentaram uma experiência "estilo Dunga", com Donadoni, que fracassou na Euro08. E ao invés de inovar, foram lá chamar o Lippi outra vez. E esperavam que ele colocasse em campo um time renovado?

Arrisco dizer que uma das melhores coisas que a Itália tem atualmente é a safra de técnicos: Luciano Spaletti, Roberto Mancini, Carlo Ancelotti, Claudio Ranieri e Cesare Prandelli são todos muito bons. Este último, que para mim é o melhor de todos eles, inclusive já assinou com a Federcalcio (CBF de lá) para o pós-copa. Mas será tarde.

Enfim uma sucessão de erros que vão muito além desta partida, mas que aqui tiveram seu climax. Mérito da Eslováquia, que fez o básico, com um Hamsik mais inspirado que nos outros jogos, e Vittek oportunista. Aproveitaram suas chances com eficiência, e a Itália não.

Itália vai para casa com vergonha. Lippi deixou de ser sinônimo de herói para símbolo do maior fracasso na história do Calcio.

Sobre o outro jogo, parabéns para os paraguaios que confirmaram o 1o. lugar e a hegemonia sulamericana nesta Copa. E parabéns para a Nova Zelândia, que veio com rótulo de saco de pancada e foi embora invicta, na frente de França e Itália. Mas precisa treinar bastante ainda. O jogo foi muito fraco.

Classificados:

1 - Paraguai
2 - Eslováquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário