Foi um típico jogo do Brasil na Copa. Nervosismo, tentativas frustradas, um time adversário com pelo menos 10 atrás da bola. A emoção do primeiro tempo ficou para as tentativas de saída de bola com os pés do Alisson.
Brasil sentiu a ausência do Neymar bem mais do que o esperado. Ele abre muito espaço atraindo a marcação adversária, mesmo quando joga mal. Sem ele o meio campo fico cheio de gente. As jogadas pelo lado funcionavam so com ViniJr pela esquerda, quase nada com Raphinha pela direita. O Pombo pouco fez, a bola não chegava nele.
Do meio tras, a solidez persistiu. Não fomos realmente incomodados. Um lance suíço mais intenso, que resultou em escanteio. Nada mais.
Pro segundo tempo, Rodrygo entra no lugar de Paquetá e ajuda a mudar o jogo. Não foi um impacto imediato, o jogo demorou a engrenar. Mas ele foi abrindo o espaço, destravando o no do meio-campo, e abusando do entrosamento com Vini Jr. Nesse contexto, no minuto 62’, uma bela jogada de transição pro ataque resultou num belo gol do malvadeza. Mas um impedimento do Richarlison lá atrás, desses que só existem na era do VAR, anulou o gol. Na época do Ronaldo e do Rivaldo estaríamos comemorando até agora.
Quando o cenário se encaminhava para mais um empate com a Suíça em copas (seria o 3o), o melhor jogador do Brasil na copa de 2022 apareceu pra resolver. Novamente pelo lado esquerdo, numa jogada que explorou o entrosamento merengue, Vinicius encontra Rodrygo, que num passe de primeira com o lado de fora do pé acha Casemiro infiltrado dentro da área. Ele fuzila pro gol, contando com um desvio leve na zaga. Dessa vez sem VAR.
No primeiro jogo eu havia evidenciado a postura de dominação do Casemiro na cabeça de área. Nesse jogo isso não foi diferente. A atuação defensiva do time é muito sólida , e ele é o principal pilar disso. Fechamos os dois primeiros jogos sem sofrer NENHUM chute na direção do gol. Casemiro é sem sombra de dúvidas o melhor jogador do Brasil na copa até o momento.
Com esse 1x0, temos a classificação pras oitavas garantida.
Bem, em dia de Casemitos, quero deixar aqui nesse blog um registro: Casimiro Miguel, o da Twitch, bateu nesse jogo o recorde mundial de expectadores simultâneos numa live do YouTube: 4,8 milhões de pessoas. Isso significa a morte da Globo? Claro que não! Mas muda cenários e traz opções diferentes de entretenimento. É a copa mudando mais uma vez o mercado das comunicações. Assim como foi lá em 2010, e eu conto nesse blog alguns episódios sobre a ascensão do Twitter na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário