quinta-feira, 28 de junho de 2018

Dia #14 - Passou!

Se antes da copa o único problema da lista de 23 era o Fagner, hoje ninguém reclama dele. Mas hoje a ausência de Douglas Costa, ninguém sabe bem por quanto tempo, parece o fim do mundo. Parecia o salvador da pátria, quem iria resolver a Neymardependencia desse time.

Porém, essa seleção já não depende de Neymar há 6 meses, e nós é que não conseguimos perceber. Quem faz falta absurda é o Coutinho. É ele que carrega esse time nas costas. E a Sérvia sabia disso, por isso marcou ele muito bem.

Passamos um começo de primeiro tempo apático como todos os outros, que dava a entender que teríamos mais do mesmo. Marcelo pede pra sair aos 10’, e a catástrofe parece se aproximar. A grandalhona Sevia agredia, sem porém chances reais de gol. Porque dois personagens trabalhavam pro baixo do pano de maneira impecável: Casemiro e Thiago Silva.

Estes dois estavam realmente muito efetivos na destruição e controle de campo, tanto que fizeram com que a Sérvia desistisse de atacar, mas também faziam a bola transitar muito na intermediária brasileira. Até que Coutinho mostrou porque é ele o cara fundamental, e lançou Paulinho por trás da linha reta de 4 defensores. Ele deu o totozinho suficiente pra tirar o goleiro e junto à pressão básica que o Brasil sempre tem.

O segundo tempo já começou mais tranquilo, mas a seleção não conseguiu criar o suficiente pra marcar. A Sérvia começou a crescer no jogo, criou diversas chances, mas nesse melhor momento, numa jogada de escanteio na primeira trave, Thiago Silva subiu da altura da sua importância, mais alto que qualquer um dos eslavos gigantes, . Aí sim o Brasil liquidou a fatura, os adversários ficaram sem reação, sem tentar atacar de maneira contundente. O Brasil controlou como realmente se espera que o Brasil controle.

Reitero aqui a avaliação de que o Casemiro foi, silenciosamente, o melhor em campo.

Brasil primeiro do grupo, pega o México nas oitavas, conforme esperado lá em dezembro no sorteio. Jogar com time latino-americano nas oitavas é um bom presságio. Em 98 foi o Chile. Mas pode ser ruim tb, pois em 2014 também foi. O fato é que Juan Carlos Osório passou um tempinho razoável aqui em casa pra entender um pouco do futebol nacional. Esperemos que suas canetas azul e vermelha não estejam tão certeiras assim.

Um comentário:

  1. Viva Casemiro !!!
    Mas Neymar tentou, e não reclamou.
    Vai pra frente Brasil !!!
    O Hexa é nosso!!!

    ResponderExcluir