Alguns com análise tática impecável, como Zonal Marking e Olho Tático, sendo que ambos focam muito na influência de Cruyff e Pep Gaurdiola no modo de jogo da Espanha.
Há aqueles como Maurício Noriega, que defendem que haja o que houver, a Espanha é que é o melhor time, e por isso merece vencer. Ou como André Rizek, que defende a Fúria com embasamento científico.
E também aqueles que acham que quem vai ganhar vai ser mesmo a Holanda, como Mauro Cezar Pereira, comparando este time laranja à Familia Scolari de 2002
Existem também as análises mirabolantes e curiosas, como José Trajano relacionando a final à cidade de Santa Rita do Passa Quatro e PVC analisando os porquês da camisa azul.
A análise de Sidney Garambone, me agradou muito, já que como eu, ele queria mesmo era ver a taça dividida entre os dois times.
Mas com certeza a mais esperada de todas as análises é a de Paul, o Polvo. Mesmo sabendo que ele tem um histórico de erros em finais, todos esperavam ansiosamente sua proclamação. Ela foi inclusive transmitida ao vivo em vários canais pelo mundo, com narração e tudo.
Paul disse que a campeã será a Espanha.
Publico aqui o vídeo com a empolgadíssima narração do pessoal da Rádio Marca, que peguei como dica no Blog da Redação UOL Esporte. Destaque para os gritos de comemoração logo depois do resultado final:
Só relembrando os espanhóis mais otimistas, a final ele costuma errar.
VIVA A ESPAÑA!!! Nem com voadora no peito esses holandeses apelões conseguiram! Vixe, tricampeão do segundo lugar!!!
ResponderExcluirNão precisava de um polvo para definir o resultado final da Copa do Mundo, apenas um pouco de matemática (particularmente, teoria de grafos): http://www.maths.qmul.ac.uk/~ht/footballgraphs/press.html
ResponderExcluir